Sem dúvidas é atrativo e muito bom seguir quem nos faça refletir, eu mesmo sigo muitos outros Psicanalistas, acompanho professores de filosofia, pensadores, artistas e amigos.
Acredito que seja importante salientar que seguir um ator não faz de mim um ator, assim como seguir uma página de filosofia não faz de mim um filósofo. O que quero dizer é que seguir Psicanalistas não faz de você um analisante e muito menos analista.
Para mim, é muito importante ter vocês aí do outro lado interagindo comigo, participando pelas redes sociais, preciso de vocês, afinal vocês me dão as diretrizes do que postar, me mostram as dúvidas, demonstram afetos e permitem que eu leve a Psicanálise até onde estão.
Porém, isso não equivale a uma análise, recebo mensagens e feedbacks que dizem que as postagens e textos tem ajudado, inclusive a pensar melhor nas coisas, fico muito feliz com isso, mas estejam atentos as suas angústias, sofrimentos, dores, assim como alegrias, desejos e felicidades.
Quando sentirem lá dentro de vocês que precisam de ajuda, não exitem em procurar, não minimizem apenas lendo frases em perfis, isto tende a ser um paliativo, os complexos costumam ser bem mais exigentes e profundos. Para isso uma boa análise é imprescindível, nada a substitui.
Insisto, é maravilhoso ter vocês articulando e dialogando comigo, mas não deixem de frequentar um divã ou procurar alguma forma de ajuda sempre que precisar e, estejam também atentos as pessoas próximas, muitas vezes o pedido de ajuda vem decifrado e uma orientação correta pode até salvá-las.
Quanto a isso penso que as redes sociais hoje são fundamentais, pois, possibilitam vocês chegarem a essa ajuda mais rápido.