Quem não sonha em ter um profissional que diga tudo o que precisa fazer e como fazer?
Seria muito simples acreditar que alguém possui as receitas do sucesso, do dinheiro, da felicidade, da boa relação, de como cuidar dos filhos e por ai vai. Já notaram que até existem pessoas que enchem nossas timelines com essas promessas?
E ainda dizem frases como:
– Clique aqui que eu vou te contar o segredo!
– Compre esse curso e te direi como ficar rico!
Daí você não enriquece e o cara lança outro curso dizendo:
– Compre o volume dois e vou te contar tudo o que fez errado no volume um e não ficou rico!
Pois é, infelizmente não existem formulas mágicas e o Psicanalista é o avesso do guru, do coaching, do conselheiro, Psicanalistas não usam tabelinhas com perfis comportamentais e não te dizem o que deve fazer.
O analista é àquele que implica você na sua queixa, no seu sofrimento. Escuta de você o que ninguém mais pode ou quer escutar, não finge ter respostas para te dar pois sabe que nenhuma é bem vinda a não ser a sua, criativa, ou seja, Psicanalista não te dá respostas, ele te implica a criá-las.
Quando você começa a responder por suas queixas, demandas, desejos, atos inconscientes ou conscientes é um passo de tornar-se responsável pela sua própria desordem e dela fazer algo, construir algo, singular, próprio, sem tantas fantasias. Sem a necessidade de aprovação do outro.
Assim nenhum guru será necessário!